quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Drogas lícitas & ilícitas X Taxação, e por quê não??

Já há algum tempo venho pensando nesse tema.

Mas hoje, lendo o e-book "A quem (realmente) servem os bafômetros" , refente a atual LEI SECA, decidi comentar aqui sobre esse assunto que já me chama atenção.

Fumar em lugar público, não gera uma externalidade negativa?

Se todos sabemos que o cigarro faz mal a saúde, porém alguns seguem a cultivar esse péssimo hábito.

Por que não taxá-los?

Não devemos taxar todos que possuem maus hábitos, porém os fumantes poluem o meio ambiente e comprovadamente acabam por prejudicar a saúde de terceiros, acarretando assim um malefício.

Por esse ponto de vista, deveria ocorrer a mesma punição a quem fuma um maço de cigarros no ponto de ônibus como com quem dirige embriagado (acima do permitido na LEI SECA).

Outra questão....

Se cigarro faz mal a saúde é viciante e considerado uma droga, porém licita....

Porque não liberar outras como a maconha?

Se taxada assim como taxado o cigarro, no caso até mais severamente, o imposto arrecadado não ajudaria a construir centros de desintoxicação(clinicas de reabilitação), assim como manutenção dos antigo, criação e manutenção de leitos hospitalares.

Se o cigarro que causa mal e indisposição pra muitas pessoas está "solto" por aí?

Porque não liberar e taxar outras drogas?

Sabemos que os usuários consomem de forma deliberada.

Por que não fazer com que isso então, se transforme em receita, podendo assim auxiliar na reparação dos malefícios causados para terceiros , como obviamente contribuir para a desintoxicação dos já consumidores...

É um caso de se pensar!!!

E antes de mais nada, não.... eu não quero comparar o Brasil com a Holanda, só acho "justo" os usuários contribuirem mais do que eu por consumirem drogas que trazem um mal-estar para toda população!

6 comentários:

Blinding Angel disse...

concordo.

.. disse...

Concordo³. Fiz uma redação na escola sobre isso. Mas o seu ficou beeeem melhor!

Thi ;) disse...

Ae guria!

Gostei do teu texto... ele não impõe tua opinião, mas faz as pessoas pensarem sobre o assunto. Começa a pensar em mandar textos assim pro jornal ;) daí eles publicam nos editoriais, ou algo do tipo... pelo menos na ZH é assim! ^^

Hoje estou em Caxias, vim visitar a lulu, amandinha, Daniel e a Xu!

Como sempre, saudades absurdas tuas! Espero que esteja tudo bem por ae!
Mande-me notícias, sempre que puderes, ok?
Bjus
Thi

Anônimo disse...

EU quero fumar maconha!!

quem escreve disse...

Pois então, qual a solução?
Esse Brasil faz coisas tão absurdas que acho que nunca chegaremos em uma opção de solução decente.
Nos resta discutir e expor opiniões.

Conde Vlad Drakuléa disse...

Cof,cof! concordo, bela Karen, aliás depois que o conde passou a fumar esse charuto fedorento tô tossindo feito um escapamento aberto, cof,cof, cof! Eu acho que deveriam adotar a Constituição do Reino da Holanda em todos os sentidos, aliás, eu voto a favor da reincorporação à Holanda como "colônia" tropical, he,he,he, bons tempos aqueles do Príncipe Maurício!!! Antes ser controlado pelos holandeses que pelos portugas das padocas! Eu acho que deveriam liberar geral, taxar alto é claro, e assim mataríamos dois coelhos com uma paulada só, aquele que consome e aquele que vende! Infelizmente, nossa espécie aqui na Terra só funciona quando controlada, fazer....
E agora, vou esconder esses charutos horríveis, cof,cof, aonde já se viu, vampiro fumando charuto, cof,cof,cof, ele nem precisa fumar mariajoana, ele já é doidão por natureza mesmo! Beijos minha linda Escudero!!!! :D