domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Caso algumas pessoas não saibam o porquê da referente data escolhida para esse dia tão especial, postarei aqui os motivos que indicaram a escolha do dia.

"Dia Internacional da Mulher



PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.



O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.



MARCOS DE UM PERCURSO

EM PORTUGAL NO MUNDO

1691 -Estados Unidos
As mulheres votam no Estado do Massachussetts. Perdem este direito em 1789.

1788 - França
Condorcet, filósofo e homem político francês, reclama para as mulheres o direito à educação, à participação na vida política e ao acesso ao emprego.


1792 - Reino Unido
Mary Wollstpnecraft pioneira da acção feminista, publica uma vindicta das Mulheres.



1822 - Primeira Constituição Liberal. Tanto esta Constituição como as seguintes afirmam. que a lei é igual para todos, sem referência especial às mulheres. 1840 - Estados Unidos
Lucrécia Mott lança as bases de Equal Rights Association pedindo a igualdade de direitos para as mulheres e para os negros.

1857 - Estados Unidos
No dia 8 de Março, em Nova Iorque, greve das opcrárias têxteis para obter a igualdade de salários e a redução das horas dc trabalho, para 10 horas por dia.

1859 - Rússia
Aparecimento de um movimento feminino em St. Pctersburgo para a emancipação da mulher.

1862 - Suécia
As mulheres votam nas eleições municipais.

1865 - Alemanha
Louise Otto funda a Associação Geral das Mulheres AIemãs.

1866 - Reino Unido
John Stuart MIII, filósofo e economista inglês, reclama o direito de voto para as mulheres.

1868 - Reino Unido
Criação da Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino.

1869 - Estados Unidos
Nascimento da Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres. O estado dc Wyoming concede o direito de voto às mulheres para atingir o número de eleitores necessário para entrar na União.

1870 - França e Suécia
As mulheres têm acesso aos estudos médicos. - Turquia
Inauguração de urna Escola Normal destinada a formar professoras para as escolas prirnárias e secundárias para raparigas.

1874 - Japão
Abertura da primeira Escola Normal para raparigas.

1878 - Rússia
Abertura da primeira Universidade feminina em St. Petersburgo.

1882 -. Estados Unidos
Susan B. Anthony funda o Conselho Nacional de Mulheres, tendo como patrono Victor Hugo; o célebre escritor era então um dos chefes do Partido Republicano.

1893 - Nova Zelândia
Concedido o direito de voto às mulheres.

1901.- França
O deputado socialista René Viviani, sustenta pela primeira vez um debate sobre o direito de voto das mulheres. "

Em: http://www.eselx.ipl.pt/ciencias-sociais/Temas/direitos_mulher/ 08/03/09 às 23:30h

3 comentários:

Gi Amaral disse...

Oi Karen!
Parabéns pra nós pelo nosso dia né! Eu também comecei minha postagem de hoje com uma linha de pensamento semelhante a tua, mas depois resolvi mudar, pq achei que tinha muita coisa pra falar =D tu resumiu bem parabéns! Enquanto eu pesquisava um pouco sobre assunto "mulher" me deparei com o dia internacional do homem! Eu nem acreditei! É dia 15-07, nem eles sabem que tem um dia dedicado a eles, coitados!
Mudando de assunto pra não me estender muito...
Amei teu comentário! Que bom que tu gostou da minha iniciativa hehehe fazia horas que eu estava tentando fazer um blog, até uma vez comentei no teu pelo blog do terpsícore grupo de dança eu acho. Então...sempre achei muito legal, mas tinha preguiça, falta de tempo, e medo! Sim, medo de escrever besteira hehehe
Agora tempo é uma das coisas que mais me falta, e preguiça tenho de sobra! Mas aprendi que não importa qual seja a dificuldade, quando perdemos o medo, tudo fica mais fácil e acessível! Então to ai! :D
Beijão

Anônimo disse...

Nossa. eu nao sou mulher para falar, mas eu posso dar uma pitadinha??

Que direito que ainda falta pra voces conquistarem?

quem escreve disse...

Conquistar direitos?

Ah claro, a mulherada precisa correr atrás de tudo se quiser ser valorizada em alguma coisa.

Não sei se já "conquistamos" o que era preciso ser "conquistado", mas o fato é que nossa jornada de trabalho mais do que duplicou.
Talvez tenhamos lutado por liberdades e agora não sabemos como gerenciar todas as coisas.

Ou a criatura fica em crise porque largou os filhos pelo trabalho, ou porque largou o trabalho pelos filhos. Porque não importa o avanço todo que houve, conheço pouquíssimas que conseguiram conciliar os dois sem perdas para nenhum dos lados.

E o homem? Ah... ele-lava-uma-louça-de-vem quando-quase-nunca, para ajudar.

Bjos querida, linda, tudo de bom. Adorei teu comentário no meu blog.

Saudades.